pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governos de Montenegro criaram 89 grupos de trabalho em 20 meses

Nos últimos seis meses, o segundo executivo de Luís Montenegro, que abrandou o ritmo face ao primeiro, criou 12 grupos de trabalho, dos quais cinco foram lançados pelo Ministério da Saúde.

Luís Montenegro
Luís Montenegro Rodrigo Antunes/Lusa
27 de Novembro de 2025 às 09:22

Os dois governos liderados por Luís Montenegro já autorizaram a criação de 89 grupos de trabalho, estruturas de missão e comissões no espaço de 20 meses, escreve o , acrescentando que é o triplo dos 27 organismos lançados nos primeiros dois anos e meio do primeiro governo de António Costa. 

Segundo o jornal, grande parte dos grupos criados no primeiro executivo social-democrata permanece ativa, reduzindo a necessidade de lançar novas estruturas, contudo, o atual Governo continua a acrescentar unidades com diferentes funções.  O grupo de trabalho mais recente foi criado a 8 de outubro, e tem como missão preparar a transposição de uma diretiva europeia que estabelece regras comuns para os mercados internos do gás renovável, gás natural e hidrogénio, com o objetivo de cumprir as metas de descarbonização.

A Saúde lidera a criação de organismos nos últimos meses. Desde junho, 5 dos 12 grupos criados resultam de iniciativas de Ana Paula Martins, seguindo-se a Educação e a Defesa.

Outro dado relevante é que a consulta dos diplomas que deram origem a estes grupos de trabalho refere que vários já deveriam ter sido extintos e que os objectivos a que se propunham deveriam ser conhecidos, mas em vários casos, isso não se verificou.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio