pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Irlandeses terão aprovado ractificação do tratado orçamental

Activistas da campanha contra a ratificação do tratado orçamental concederam hoje derrota no referendo irlandês após resultados parciais apontarem para uma vantagem do sim.

01 de Junho de 2012 às 14:49

Ao atribuir a vitória do "sim", Mary Lou McDonald, vice-líder do principal partido da oposição, o Sinn Féin, assumiu a missão de procurar que o Governo cumpra as promessas de crescimento e estabilidade feitas durante a campanha.

Após a conclusão da contagem em 17 dos 43 círculos eleitorais, o sim está em vantagem, com 59%, contra 41% do não, segundo o site do Irish Times.

Estimativas apontavam para uma participação que rondará os 50 por cento, inferior aos 59 por cento registados no segundo referendo ao Tratado de Lisboa, em 2009.

O resultado final só é esperado pelas 15:30 horas, ao qual se seguirão declarações do primeiro-ministro, Enda Kenny, e do número dois do Governo, Eamon Gilmore.

O tratado orçamental, destinado a combater a crise na zona euro, pretende reforçar a disciplina fiscal e orçamental dos 17 países-membros e também regras para acesso ao fundo de assistência financeira europeu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio