Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel Alçada a caminho da pasta da Educação

O i falou com a escritora, que nega ter sido convidada por José Sócrates, mas o jornal garante que Isabel Alçada é a escolha do primeiro-ministro, e que só não o pode confirmar porque as regras socratistas obrigam qualquer candidato a ministro a um total sigilo, sob pena de despedimento imediato .

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 21 de Outubro de 2009 às 09:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...
É um dos nomes de que mais se fala para substituir Maria de Lurdes Rodrigues à frente do Ministério da Educação.

O “i” falou com a escritora, que nega ter sido convidada por José Sócrates, mas o jornal garante que Isabel Alçada é a escolha do primeiro-ministro e que só não o pode confirmar porque “as regras socratistas obrigam qualquer candidato a ministro a um total sigilo, sob pena de despedimento imediato”.

Contactada pelo “i”, Alçada afirma não ter sido convidada pelo primeiro-ministro. "Não tenho qualquer convite do primeiro-ministro. Fui convidada antes da campanha eleitoral para dar o meu testemunho sobre política educativa. Mais do que isso não".

Mas o jornal sustenta que a escritora está mesmo a caminho de um dos Ministérios mais controversos, e que está já ser preparada a substituição de Isabel Alçada à frente do Plano Nacional de Leitura, avançando que o sucessor mais provável é o também escritor Fernando Pinto do Amaral.

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Boston, Alçada ingressou nos quadros do Ministério da Educação no início da década de 70, tendo “participado activamente” na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76, segundo se lê no perfil do site da “Caminho”, que edita a série “Uma aventura”, dirigida para os mais jovens, de que é co-autora com Ana Maria Magalhães. Actualmente faz parte do quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.

A imprensa desta manhã dá ainda conta de que São Bento não tem pressa para anunciar o novo elenco governativo, podendo este ser conhecido no fim desta semana ou apenas no início da próxima.

Ver comentários
Outras Notícias