Juncker mostra-se "muito aliviado" com aprovação do plano americano
O presidente doEurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje sentir-se "muito aliviado" com a aprovação por parte do Senado norte-americano do plano de resgate do sistema bancário e instou a Câmara dos Representantes a seguir o mesmo rumo.
Esta madrugada, o Senado norte-americano aprovou o plano elaborado pelo Secretário do Tesouro, Henry Paulson, e pelo presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, para estabilizar o sistema bancário do país, ainda que tenha sofrido algumas alterações. Amanhã, deverá ser a vez da Câmara dos Representantes votar.
"Estou muito aliviado com o facto do pacote ter superado o obstáculo do Senado", afirmou o também presidente das Finaças do Luxemburgo à rádio alemã Deutschland Radio Kultur, citado pela agência Reuters.
"Espero que a aprovação da Câmara dos Representantes se produza com rapidez”, acrescentou o mesmo responsável que frisou a necessidade desta aprovação uma vez que o plano “deve acalmar os mercados financeiros".
De acordo com as declarações citadas pela agência Bloomberg, Juncker sublinhou ainda que um plano semelhante para o sistema financeiro europeu “não é necessário”, adiantando que a indústria bancária da União Europeia é “mais estável”.
Mais lidas