Notícia
Kadhafi está morto, diz Conselho de Transição Nacional (act.1)
A Reuters adianta que o antigo líder líbio foi morto, depois de uma operação militar em que foi capturado, com base nas declarações de um membro do Conselho de Transição Nacional da Líbia.
- 2
- ...

A informação está a ser avançada pela agência Reuters.
"Ele foi capturado. Está ferido em ambas as pernas. Foi levado de ambulância", assinalou a autoridade do Conselho de Transição Nacional em entrevista telefónica à Reuters.
A AFP avançou há pouco que uma fonte não identificada tinha dado a informação de que Kadhafi estaria "seriamente ferido".
De acordo com a Reuters, terá sido uma operação militar da NATO a conduzir à captura de Kadhafi, que tentava fugir nesse momento em Sirte, cidade do norte da Líbia.
Contudo, a NATO estará a verificar as notícias e adiantou que os desenvolvimentos “vão levar tempo para serem confirmados”, segundo a agência internacional.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos não se encontra ainda em condições de assegurar a captura do antigo líder internacional, revelou a porta-voz à Reuters, dizendo que não tem informações além das que está a receber através dos media.
Ou seja, até agora, não há ainda uma confirmação independente da morte nem da captura de Kadhafi, a não ser a do próprio Conselho de Transição Nacional, implementado após a deposição do líbio.
Líbia não escapou à Primavera Árabe
No seio da Primavera Árabe, os opositores do coronel começaram a manifestar-se, exigindo a sua deposição, a par do que se passava por outros países da região.
Contudo, as tropas leais ao líbio reagiram. Falou-se, na altura, de uma violência “excessiva” sobre os rebeldes. A guerra civil aconteceu durante o Verão passado.
Em Junho, o Tribunal Penal Internacional de Haia emitiu um mandado de captura ao líbio devido à existência de “indícios suficientes de criminalidade”.
O paradeiro de Muammar Kadhafi era desconhecido desde que Tripoli foi alvo de fortes ataques dos opositores ao líder líbio. Em Agosto, os rebeldes conseguiram entrar na fortaleza do líder, mas Kadhafi já não se encontrava no complexo.
O dirigente deposto foi aparecendo em várias ocasiões, de forma a provar que não tinha ainda sido capturado pelas forças rebeldes. No final de Setembro, por exemplo, afirmou que continuava no “terreno”, preparado para morrer como “mártir”.
(notícia actualizada pela segunda vez, pelas 13h20, depois de Abdel Majid avançar a morte de Kadhafi)