Lisboa recebe em Agosto congresso internacional de horticultura
Lisboa vai ser anfitriã de um evento internacional para a promoção de parcerias na área da Horticultura – Horticulture Brokerage Event – que terá lugar de 23 a 26 de Agosto durante o 28º Congresso Internacional de Horticultura.
“O objectivo é promover o encontro entre quem produz a tecnologia e quem a usa”, defende aquele responsável em comunicado sobre o evento.
Irão ter lugar reuniões bilaterais investigador – investigador, empresário – empresário e investigador – empresário para encontrar parceiros de cooperação no sector hortofrutícola.
A Inovisa, criada no âmbito do Instituto Superior de Agronomia, irá identificar e seleccionar participantes, propôr e acompanhar reuniões bilaterais, que irão ter lugar no Brokerage Event, e apoiará os projectos.
O presidente da Inovisa explica que a associação está “a contactar vários pólos e clusters criados pelo sector agro-alimentar, por exemplo, e gabinetes de transferência de tecnologia de várias entidades do sistema científico e tecnológico nacional (universidades, politécnicos, laboratórios, centros de investigação, etc.) para os trazer ao processo, ajudando a promover o evento”.
Inscrições de um só dia são possíveis
Para estimular a participação dos empresários agrícolas no HBE, a organização do evento vai permitir inscrições de um só dia. “Esta é uma oportunidade única que os hortofruticultores nacionais têm de conhecer a oferta de novas soluções tecnológicas dos melhores investigadores de todo o mundo, que vão estar em Lisboa", diz António Monteiro, co-presidente português do Congresso.
No formulário de inscrição os participantes no Brokerage preenchem um perfil com a tecnologia proposta (s) / pedido (s) ou áreas de interesse. Os perfis serão publicados num catálogo que estará disponível para os participantes inscritos, de forma a identificarem potenciais parceiros e pedido de reuniões bilaterais.
A correspondência entre os participantes será feita através de palavras-chave disponíveis no formulário do perfil. O sistema faz a correspondência entre perfis de participantes e envia um e-mail com uma proposta de cronograma de reuniões. Os participantes selecionados aceitam ou rejeitam as reuniões propostas, explica o comunicado.
Alternativamente, os participantes podem também propor encontros com outros participantes. Os participantes recebem uma programação final personalizada da reunião: quem, onde e quando.
O 28º Congresso Internacional de Horticultura realiza-se este ano de 22 a 27 de Agosto no Centro de Congressos de Lisboa. Trata-se do maior evento mundial da horticultura, onde se incluem legumes, frutas e flores, e é patrocinado pela International Society for Horticultural Science (ISHS), realizando-se de quatro em quatro anos. Esta edição tem como tema “A Ciência e a Horticultura dirigida às Pessoas” e é organizada por Portugal e Espanha.
O Congresso conta com uma grande varidade de eventos a decorrer ao mesmo tempo (9 colóquios, 18 simpósios, 14 seminários, 15 sessões temáticas e 30 workshops). A organização recebeu perto de 6.000 resumos para apresentações orais ou em posters e espera cerca de 3.000 participantes de mais de 100 países.
Mais lidas