pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lula diz que barragem da EDP no Brasil é prova de avanço do país

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, considerou quarta-feira que a construção pela Energias do Brasil (EDB) da barragem de Peixe Angical, no Estado de Tocantins, é uma prova de que o país está a avançar na implantação de uma nova política para o sector

11 de Agosto de 2005 às 16:24

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, considerou quarta-feira que a construção pela Energias do Brasil (EDB) da barragem de Peixe Angical, no Estado de Tocantins, é uma prova de que o país está a avançar na implantação de uma nova política para o sector eléctrico.

«Vamos continuar incentivando novos investimentos, públicos e privados, para que tenhamos a energia necessária à sustentação do nosso desenvolvimento», afirmou Lula da Silva, citado pela agência Lusa, durante a visita às obras da barragem da Energias do Brasil, subsidiária do Grupo EDP, a maior obra de infra-estrutura em desenvolvimento actualmente no Brasil, com um investimento total de 1,5 mil milhões de reais (528 milhões de euros).

Segundo a mesma agência, o presidente disse ainda que o Brasil está a preparar-se para «nunca mais sofrer a história do apagão», que aconteceu em 2001.

Barragem deverá ser inaugurada em Maio de 2006

Situada no rio Tocantins, região Norte do Brasil, a barragem deverá ser inaugurada em Maio de 2006 e terá uma capacidade de produção de 452 megawatts, energia suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes durante um ano.

A 330 quilómetros a Sul da capital Palmas, a barragem de Peixe Angical é detida em 60% pela Energias do Brasil, sendo os 40% restantes da estatal brasileira Furnas Centrais Eléctricas. Além de Peixe Angical, outro investimento da Energias no Brasil no sector de produção eléctrica é a barragem de Lajeado, localizada também no rio Tocantins, com capacidade de produção de 902 megawatts.

O grupo português EDP [edp] já manifestou interesse em participar no concurso público para concessão de barragens, que será realizado pelo governo brasileiro em Outubro. A Energias do Brasil está a estudar quatro projectos, num investimento total de três mil milhões de reais (1,05 mil milhões de euros), com capacidade de produção de mil megawatts.

A empresa liderada por João Talone está no Brasil desde 1996 e possui investimentos de mais de dois mil milhões de euros nos sectores de produção, distribuição e comercialização de energia.

A subsidiária brasileira controla as distribuidoras de energia Bandeirante (Estado de São Paulo), Enersul (Mato Grosso do Sul) e Escelsa (Espírito Santo), bem como a Enertrade, empresa de comercialização de energia.

Os lucros da Energias do Brasil triplicaram no primeiro semestre deste ano para 229,5 milhões de reais (80,8 milhões de euros), face a igual período de 2004.

Lula leva empresários brasileiros a Portugal

Lula da Silva confirmou que irá em Outubro a Portugal, onde terá encontros com o Presidente Jorge Sampaio e com o primeiro- ministro José Sócrates.

«Vamos levar muitos empresários brasileiros para ter uma conversa com empresários portugueses, para a gente mostrar tanto as possibilidades de investimento em Portugal, quanto as possibilidades de investimento no Brasil», assinalou.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.