pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Máfia russa será uma das beneficiárias de um resgate financeiro do Chipre

A máfia russa será um dos principais beneficiários de um resgate financeiro do Chipre.

Negócios 06 de Novembro de 2012 às 17:04

Desde a entrada do Chipre na União Europeia, em 2004, que o país é considerado um paraíso fiscal, o que tem atraído inúmeros empresários, oligarcas russos e mafiosos. No total, cerca de 20 mil milhões de euros foram depositados no Chipre em 2011 por magnatas russos, uma quantia que é superior ao Produto Interno Bruto (PIB) do país (17,8 mil milhões de euros), como refere a agência citada pelo jornal alemão.

Caso seja aprovado um resgate à banca cipriota, os depósitos estarão a salvo.

A BND acusa o país de oferecer oportunidades à lavagem de dinheiro. Stefanos Stefanou, porta-voz do governo já veio a público dizer que, o relatório elaborado pela agência de serviços de inteligência está a “estragar” a reputação do país como centro de investimento.

“O Chipre adoptou e implementou medidas institucionais elevadas para o combate à lavagem de dinheiro e que estão em linha com as leis da UE”, sublinhou Stefanou.

O relatório elaborado pela BND afirma que as leis não estão a ser eficazmente aplicadas, e que isso, juntamente com a facilidade em obter cidadania, tem potenciado a lavagem de dinheiro.

Esta segunda-feira, o porta-voz do ministro das Finanças alemão, explicou que este assunto será debatido entre o Chipre e a troika.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio