pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Madrid vai propor à UE o fim definitivo da mudança da hora na Europa

Para o chefe do Executivo espanhol, essa mudança de horário já não faz sentido.

Pedro Sánchez anuncia proposta espanhola para fim da mudança de hora na UE
Pedro Sánchez anuncia proposta espanhola para fim da mudança de hora na UE Mariscal / Lusa-EPA
07:48

O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que a Espanha irá propor esta segunda-feira à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora na Europa.

Sánchez divulgou essa decisão nas redes sociais na semana em que, como é prática habitual, será necessário mudar para o horário de inverno na União Europeia.

Para o chefe do Executivo espanhol, essa mudança de horário já não faz sentido, a maioria dos cidadãos reclama que ela não seja feita e a ciência afirma que já não representa uma economia de energia e perturba os ritmos biológicos.

Na madrugada de domingo (26 de outubro), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, quando forem 02:00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.

A hora legal voltará depois a mudar a 29 de março 2026, para o regime de verão.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio