pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa

O ex-presidente do Futebol Clube do Porto morreu este sábado, 15 de fevereiro. Estava doente há vários anos, com cancro.

Pinto da Costa
Pinto da Costa Lusa
Negócios 15 de Fevereiro de 2025 às 20:24

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto. Tinha 87 anos e foi o dirigente mais tempo à frente de um clube, ao longo de 42 anos. Enquanto presidente conquistou 69 titulos. 

"Deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca", uma "inspiração eterna. Um legado Imortal", lê-se na página oficial do FCP.

O ex-presidente portista estava doente há alguns anos, devido a um cancro, e tinha piorado nos últimos meses.

Pinto da Costa nasceu em 28 de dezembro de 1937, na Cedofeita, Porto. 

Teve desde cedo ligações ao desporto e chegou a jogar pelo Infesta.

Tornou-se sócio do FCP com 17 anos e em 1962 tornou-se dirigente, na secção de hóquei em patins. Passou também pelo hóquei em campo e pelo boxe e em 1975 tornou-se o diretor do departamento de futebol. 

Entretanto, de acordo com a sua página na Wikipédia, trabalhou no Banco Português do Atlântico e depois também como vendedor de tintas e resinas. 

Em 1980 entrou para o Conselho Superior do clube e em 1982 foi eleito presidente da direção, cargo em que se manteve até 2024.

O Presidente da República já apresentou as suas condolências "à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube"

Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa conta que conheceu o ex-dirigente portista no início dos anos 80 e que, mais tarde, "muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências".

Na rede social X, Luís Montenegro sublinhou a "personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial". 

"Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao @FCPorto", escreveu o primeiro-ministro.

(notícia atualizada com mais informação)

Publicidade
C•Studio