Os portugueses vão menos ao supermercado? Compram menos comida?
Os portugueses estão a ir mais vezes ao supermercado, mas comprando menos coisas (ou menos caras) a cada visita, com reforço das marcas próprias. Uma conclusão do grupo Jerónimo Martins, espelhada na apresentação dos resultados trimestrais.
- Partilhar artigo
- ...
Os portugueses estão a ir mais vezes ao supermercado, mas comprando menos coisas (ou menos caras) a cada visita, com reforço das marcas próprias. Uma conclusão do grupo Jerónimo Martins, espelhada na apresentação dos resultados trimestrais. (A Sonae ainda não apresentou os dados da distribuição). "Em Portugal, a deterioração dos níveis de consumo continuou a reflectir-se no mercado alimentar", disse a JM. Nos primeiros nove meses do ano, adiantou no final de Outubro, a inflação alimentar no mercado foi de 1,2%, face a igual período de 2010. Em Portugal Continental, o grupo registou o mesmo crescimento (4,3%) no terceiro trimestre que nos primeiros nove meses, para 2,09 mil milhões de euros de receitas totais. A evolução "like for like" (vendas comparáveis, sem contar aberturas e encerramentos de lojas) caiu 0,1% – "reflectiu um crescimento do número de visitas, contrariado, em certa medida, pela redução do ‘ticket’ médio, em muito influenciado pelo ‘trading down’ [opção dos consumidores, dentro da mesma categoria, por marcas com preços mais baixos].
Mais lidas