Parlamento Europeu favorável à adesão da Islândia
O Parlamento Europeu manifestou-se hoje favorável à adesão da Islândia à União Europeia, saudando a decisão tomada no mês passado pelo Conselho (Estados-membros) de iniciar as negociações com Reiquejavique.
![]() |
Johanna Sigurdardottir, primeira-ministra da Islândia |
Para os eurodeputados, a adesão da Islândia "constitui uma oportunidade estratégica para a UE desempenhar um papel mais activo e construtivo, bem como para contribuir para a governação multilateral na região do Árctico", e ajudará a enfrentar "questões ambientais comuns".
Por outro lado, o Parlamento sublinhou a necessidade de as autoridades islandesas avançarem em determinados domínios, como em matéria económica e financeira, com a assembleia a convidar Reiquejavique a "corrigir as debilidades institucionais fundamentais da economia islandesa", nomeadamente a organização e o funcionamento do sistema de supervisão financeira e o sistema de garantia dos depósitos.
O Parlamento Europeu insistiu também em que a Islândia ponha termo a todas as actividades de pesca da baleia e renuncie a todas as reservas que formulou junto da Comissão Baleeira Internacional.
A Islândia, que apresentou o pedido de adesão à UE a 17 de Julho de 2009, está já numa fase muito avançada de cumprimento dos requisitos da maioria dos capítulos de negociação, dado ser membro do Espaço Económico Europeu (EEE).
Mais lidas