Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento grego dá voto de confiança ao governo de Alexis Tsipras

O parlamento grego aprovou na noite de quarta-feira um voto de confiança ao Governo de Alexis Tsipras, habilitando-o a aplicar as medidas de poupança e reformas prometidas aos credores em troca de auxílio financeiro. 

Reuters
Negócios com Lusa 08 de Outubro de 2015 às 01:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A equipa governamental, que alia o Syriza de Tsipras à direita nacionalista (Anel) de Panos Kammenos, conseguiu a totalidade dos seus votos, registando a confiança de 155 deputados em 300.

 

Toda a oposição, dos neonazis da Aurora Dourada aos socialistas do PASOK e aos comunistas do KKE, votou 'não'.

 

O rival de direita de Tsipras, o conservador Vangelis Meimarakis, justificou a desconfiança acusando o primeiro-ministro de "escroqueria política" e de ter agravado a situação económica do país.

 

A votação concluiu três dias de debate sem que estivesse em causa algo relevante, uma vez que o programa do novo governo foi definido pelo acordo concluído em 13 de Julho entre Tsipras e os seus credores internacionais – UE e FMI – para evitar que a Grécia saísse da Zona Euro.

 

Recorde-se que Tsipras foi reeleito nas eleições do passado dia 20 de Setembro, tendo apresentado ao Parlamento grego – na noite de segunda-feira, 5 de Outubro – as grandes linhas do seu programa de Governo para os próximos quatro anos. Traçou também metas orçamentais para os próximos 15 meses, detalhando algumas medidas que constarão do Orçamento para 2016 e do Rectificativo que apresentará ainda para este ano.

 

A aprovação de ambos é necessária para a libertação progressiva do empréstimo europeu de 86 mil milhões de euros que Tsipras pediu no Verão para garantir que o Estado grego terá meios para pagar as suas contas até 2018.

Ver comentários
Saber mais Panos Kammenos Aurora Dourada Vangelis Meimarakis UE FMI Grécia Zona Euro Parlamento política Tsipras
Outras Notícias