Perfil: De "guerrilheira" a Presidenta
Dilma Vana Rousseff, de seu nome completo, nasceu Belo Horizonte filha de uma brasileira e de um imigrante búlgaro, advogado, que prosperou na construção. Estudou em escolas católicas, aprendeu a tocar piano e a falar francês, num ambiente requintado.
O golpe militar de 1964, que instaurou a ditadura, apanha-a no ensino secundário onde terá sido "recrutada" para a guerrilha pelo noivo, e depois marido, Cláudio Linhares – o "Aurélio" ou "Lobato", nomes de código do então especialista na fabricação de explosivos, que passa a viver na clandestinidade com a "Estela", "Luíza", às vezes Wanda.
Chegou a estar presa entre 1970 e 1972, período durante o qual disse ter sido torturada durante 22 dias consecutivos.
Forma-se em Economia em 1977, era já nascida a sua única filha, Paula, fruto de um segundo casamento com Carlos Paixão de Araújo, outro revolucionário, que se desfez definitivamente há dez anos.
Esteve na fundação do Partido Democrático Trabalhista, de Leonel Brizola, do qual sai em 1986 para se filiar no Partido dos Trabalhadores de Lula, depois de ter ocupado vários cargos em governos estaduais, designadamente na Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul.
No primeiro governo de Lula da Silva fica precisamente com essa pasta. Com a saída de José Dirceu, devido ao escândalo do "mensalão", Dilma passa a chefiar a Casa Civil do presidente, convertendo-se numa espécie de Condolezza Rice – mulher instruída e astuta, confidente e conselheira de Lula, tal como Rice fora de Bush.
Neste meio tempo, é acusada de favorecer a venda da VarigLog e da Varig ao fundo norte-americano Matlin Patterson e aos seus três sócios brasileiros, mas ganha também o epíteto de "mãe do PAC", o Programa de Aceleração do Crescimento que promete mil milhões de reais, cerca de 400 milhões de euros, de investimentos públicos em infra-estruturas nos próximos quatro anos.
Aos 62 anos, em Abril último, tornou público que lhe tinha sido detectado e retirado um cancro linfático e que faria sessões de quimioterapia para evitar reincidências. No Verão disse estar restabelecida. E preparada para ser Presidenta da que e é já hoje a 8º maior economia do mundo.
Mais lidas