Portugal volta a emitir dívida na próxima semana
O IGCP pretende vender até mil milhões de euros em bilhetes do tesouro a 6 de Julho. Será a primeira emissão desde que o Governo de Passos Coelho tomou posse.
O Estado pretende emitir entre 750 e mil milhões de euros, de acordo com o Instituto de Gestão de Crédito Público.
"O IGCP vai realizar no próximo dia 6 de Julho pelas 10:30 horas um leilão da linha de BT com maturidade em 21 de Outubro de 2011 com um montante indicativo entre 750 milhões e 1000 milhões de euros", refere a nota enviada à comunicação social enviada pelo instituto que gere a dívida do Estado.
Esta emissão ocorrerá já depois do Eurogrupo, onde deverá ser dado o “ok” final dos ministros das Finanças da Zona Euro à nova ajuda à Grécia, bem como ao envio para Atenas da quinta tranche do empréstimo ao país, no valor de 12 mil milhões de euros.
Esta será a primeira emissão de dívida desde que o novo governo tomou posse. Na última, realizada a 15 de Junho, já depois das eleições, Portugal colocou mil milhões de euros em dívida de curto prazo, pagando o mesmo juro implícito que a Grécia no leilão a seis meses: 4,964%. No leilão a três meses, os juros desceram ligeiramente para os 4,863%.
Mais lidas