pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Presidente surpreendido com números do desemprego

O Presidente da República mostrou-se surpreendido com o agravamento do desemprego no primeiro trimestre deste ano. Admite que a explicação pode ser uma subavaliação dos números no quarto trimestre de 2008.

18 de Maio de 2009 às 12:04

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) registada no primeiro trimestre “está em linha com as previsões dos técnicos da Presidência”, afirmou o Presidente da República em conversa com os jornalistas no avião, sexta-feira, de regresso da sua visita oficial à Turquia.

Já a evolução do desemprego “foi uma surpresa o que pode ficar a dever-se à subavaliação” dos números “no quarto trimestre de 2008”, acrescentou.

O desemprego atingiu 8,9% da população activa no primeiro trimestre deste ano, contra 7,8% no último trimestre de 2008 e 7,6% há um ano.

O INE revelou ainda na sexta-feira que, de acordo com a sua “estimativa rápida”, o PIB tinha registado uma quebra de 3,7% no primeiro trimestre deste ano face a igual período do ano anterior e 1,5% relativamente aos três meses terminados em Dezembro.

Aníbal Cavaco Silva tinha-se escusado a comentar a queda do PIB e o desemprego logo pela manhã quando questionado pelos jornalistas enquanto visitava a Capadócia. Para recusar comentar afirmou que tinha deixado o papel com os números na “algibeira” do casaco que tinha deixado no carro.

A estimativa rápida do INE e a taxa de desemprego

Ver comentários
Publicidade
C•Studio