Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Até sempre

29.03.2016

Este é um dia diferente. Pela primeira vez, neste lugar, escrevo na primeira pessoa. É o momento em que me despeço da direcção do Negócios, um jornal com a melhor equipa de jornalistas de economia do país que tive a honra de dirigir.

O Orçamento segundo Marcelo

29.03.2016

António Costa tem razões para estar satisfeito, por enquanto. Passou na frequência, falta saber se consegue passar no exame. O Orçamento do Estado para 2016, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, pode sintetizar-se numa frase: em 2017 logo se vê. Se o modelo escolhido por este Governo provou ou não provou.

Vencer o terror. 15 minutos de mais União

23.03.2016

Dia 13 de Novembro de 2015. Horas depois, Salah Abdeslam atravessou a fronteira entre França e a Bélgica, foi mandado parar pela polícia francesa e seguiu. Não estava na base de dados. Passados 15 minutos, a polícia belga transmitia a sua identidade aos franceses. 22 de Março de 2016, depois de Paris, Bruxelas está de luto.

No mundo dos sonhos de António Costa

21.03.2016

O primeiro-ministro tem sido um extraordinário negociador mas chegará o dia em que o jogo de sombras, desejos e fantasias em que nos está a envolver vão chocar com a dura realidade.

Como Lula e Sócrates criam Trumps

17.03.2016

São políticos como Lula da Silva e José Sócrates que geram o medo no futuro e destroem a economia e as democracias, que geram Donald Trumps. É impossível provar o que seria a realidade alternativa se Sócrates se tivesse mantido no poder em 2011. Mas com aquilo que sabemos hoje e com aquilo a que estamos a assistir no Brasil, nada de bom nos esperava.

O mistério do Banco de Portugal

14.03.2016

Há alturas em que vale a pena seguir o guião dos livros policiais. E perguntar: Quem ganha com as críticas e eventual fragilização do Banco de Portugal?

Marcelo, da união que faz a força

10.03.2016

É impossível ficar indiferente à mensagem e ao ritual da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. Se a prosperidade depender da auto-estima e da confiança em nós, temos no novo inquilino de Belém um inspirador para a união que faz a força, que desafiará os radicalismos.

As escolhas de Isabel dos Santos

04.03.2016

Foi a 16 de Dezembro de 2014 que Isabel dos Santos e o CaixaBank souberam que tinham de reduzir a participação do BPI no Banco de Fomento de Angola. Estamos a cinco semanas para acabar o prazo que o BCE deu para resolver o problema. Quem está a dificultar a vida a quem?

O fardo do Novo Banco

25.02.2016

O Novo Banco está a gerar convergências improváveis, com o PCP e Vítor Bento a defenderem a nacionalização do banco. Compreende-se. A banca está cada vez mais enervada com o atraso da venda, com a deterioração do valor do banco e naturalmente receosa de que a herança do BES acabe por ser demasiado pesada. Falar de nacionalização agora é que se dispensava.

O Orçamento da viagem ao Porto

23.02.2016

A história é curta e contém uma lição. "Se queremos ir ao Porto, preparamo-nos para ir, cumprindo o Código da Estrada, mas pode haver um desastre, outros podem decidir não cumprir o Código da Estrada... Se há um desastre, podemos prever caminhos alternativos para chegar ao Porto."

O debate do OE 2016, dia 1. Notas rápidas

22.02.2016

São notas rápidas sobre a tarde do primeiro dia de debate da proposta de Orçamento do Estado para 2016. Em ambiente morno, o que se salientou foi a estratégia de Costa de isolar Passos. E as não respostas.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio