Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Qual o furacão que se segue?

Neste momento, os EUA estão em plena estação dos furacões. Todos eles têm nomes já definidos pelo National Hurricane Center, que se sucedem anualmente por ordem alfabética. Se algum for celebrizado pela sua força destruidora, tanto em termos de custos como de perdas de vidas, nunca mais se repetirá esse nome para um furacão. Foi o caso do Katrina, que em finais de Agosto de 2005 assolou Nova Orleães.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 17 de Julho de 2009 às 17:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Neste momento, os EUA estão em plena estação dos furacões. Todos eles têm nomes já definidos pelo National Hurricane Center, que se sucedem anualmente por ordem alfabética.

Se algum for celebrizado pela sua força destruidora, tanto em termos de custos como de perdas de vidas, nunca mais se repetirá esse nome para um furacão. Foi o caso do Katrina, que em finais de Agosto de 2005 assolou Nova Orleães.

Para este ano, a lista de nomes para os furacões que se formem no Atlântico é a seguinte: Ana, Bill, Claudette, Danny, Erika, Fred, Grace, Henri, Ida, Joaquin, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.

Existem listas para os furacões que se formem noutras regiões do mundo. O primeiro da lista na actual temporada para o Nordeste do Pacífico é o Andres.

Desde 1953 que as tempestades tropicais do Atlântico têm nomes provenientes das listas elaboradas pelo National Hurricane Center. Agora são mantidos e actualizados por um comité internacional da Organização Mundial de Meteorologia. Nas primeiras listas só constavam nomes femininos, mas houve protestos por este tipo de calamidades estarem associadas apenas a mulheres. Assim, a partir de 1979 começaram a ser introduzidos também nomes masculinos, que alternam com os nomes femininos.

São usadas 6 listas que estão em constante rotação. Assim, a lista de 2009 voltará a ser usada em 2015.

Além do Katrina, vários outros nomes já foram retirados desde que estas listas foram criadas. A título de exemplo, na lista de 2007 (que será usada de novo em 2013), Dorian substituiu Dean, Fernand substituiu Felix e Nestor substituiu Noel.

No caso de uma determinada estação de furacões ter mais de 21 ciclones tropicais na bacia do Atlântico, os que venham a seguir terão nomes do alfabeto grego: Alpha, Beta, Gamma, Delta e assim em diante.

No caso de se formar uma tempestade fora da “temporada [estação] dos furacões”, receberá o nome que se segue na lista, com base na data de calendário. A título de exemplo, se um ciclone tropical se formar a 28 de Dezembro, receberá o nome da lista da estação anterior. Caso se forme em Fevereiro, terá o nome da lista da temporada subsequente.

Na América do Norte, a estação dos furacões decorre oficialmente entre 1 de Junho e 30 de Novembro.
Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias