Economia Rajoy "inaugura" hoje agenda internacional com encontro com Sarkozy

Rajoy "inaugura" hoje agenda internacional com encontro com Sarkozy

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado a Espanha desde a entrada de Rajoy no Palácio da Moncloa, em Dezembro, e abre uma agenda internacional que esta semana inclui uma deslocação do líder espanhol a Marrocos.
Lusa 16 de janeiro de 2012 às 07:47
A crise económica e a situação europeia dominam a agenda do encontro que o chefe do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, tem hoje com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e que marca o início da agenda internacional do líder espanhol.

Sarkozy está hoje em Espanha para uma curta visita de trabalho, durante a qual receberá do rei Juan Carlos a insígnia da 'Toisón de Oro', a ordem dinástica de maior prestígio no país e concedida para agradecer a colaboração francesa na luta contra o terrorismo.

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado a Espanha desde a entrada de Rajoy no Palácio da Moncloa, em Dezembro, e abre uma agenda internacional que esta semana inclui uma deslocação do líder espanhol a Marrocos.

Fontes do executivo espanhol explicaram que este encontro em Madrid é a primeira oportunidade para Rajoy traçar o que quer que seja a sua agenda internacional própria, com a França e a Alemanha -- para onde o líder espanhol viaja em breve - como "parceiros prioritários".

O encontro assume agora ainda maior relevo, já que ocorre depois de a agência de notação financeira Standard & Poor's ter baixado o 'rating' à maioria dos países da zona euro, incluindo Espanha e França.

Depois de receber a condecoração de Juan Carlos, no Palácio Real, onde também almoça, Sarkozy desloca-se depois ao Palácio da Moncloa, onde mantém com Rajoy uma reunião de trabalho.

Será a primeira vez que os dois responsáveis se vão encontrar desde dezembro, quando estiveram juntos na cimeira do Partido Popular Europeu.

Depois do encontro de hoje, Rajoy recebe, na terça-feira, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, inaugurando o que se prevê que seja um conjunto de viagens a Espanha de membros da Comissão Europeia.

Esta semana Rajoy cumpre a tradição dos seus antecessores no cargo, inaugurando as suas viagens ao exterior com uma visita a Marrocos, onde tem agendado um encontro com o novo Presidente do Governo, Abdelilah Benkirán, e um almoço com o rei Mohamed VI.

Na próxima semana, poucos dias antes da cimeira europeia de 30 de janeiro, Rajoy desloca-se a Berlim para um encontro com a chanceler Angela Merkel.




Marketing Automation certified by E-GOI