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Turismo do Algarve vale quatro Autoeuropa, diz associação  

O presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) considera que é dada pouca importância ao contributo que o Algarve dá para as exportações portuguesas e argumenta que o turismo da região vale cinco mil milhões de euros.

Bruno Simão/Negócios
Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 27 de Maio de 2015 às 11:35
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"Não temos nenhum complexo, mas fazemos um trabalho para demonstrar o peso real do Algarve na economia do País", afirmou Vítor Neto, presidente do NERA, na sua intervenção de abertura do "Roadshow Portugal Global", em Loulé. 

 

Embora reconheça que o Algarve só representa um contributo de 4,5% do produto interno bruto (PIB) nacional, com uma quota de exportações de bens "baixíssima", nota que as vendas ao exterior vão muito para lá dos bens. Na realidade, um terço das exportações já são de serviços.

 

"Quando se fala de exportações, estamos a falar de 70 mil milhões de euros, dos quais 48 mil milhões são de bens e 22 mil milhões são serviços. O turismo representa metade das exportações de serviços. Foram 10,4 mil milhões no ano passado ", sublinhou Vítor Neto. "É aqui que nós estamos. O maior sector exportador de bens e serviços é o turismo, representando 14,8% das exportações do País."

 

Quanto destes valores dizem respeito ao Algarve? Neto, que foi secretário de Estado do Turismo entre 1997 e 2002, faz uma conta simples: se o Algarve representa 39% das dormidas em Portugal, significa que representa 39% desses 10,4 mil milhões de euros. "Mas eu digo que representa mais: entre 39% e 50%", acrescenta. "São cinco mil milhões. É a soma das exportações do calçado e do vestuário. Ou quatro Autoeuropa."

 

Se somarmos a estes números, os valores de exportações associados às viagens para Portugal, nomeadamente a compra de bilhetes à TAP, ele aumentaria ainda mais. 

 

O responsável do NERA cita dados da AICEP que atribuem ao turismo 67,8% dos contributo para a melhoria do saldo da balança de comercial de bens e serviços. "Foi o sector que mais contribuiu."

 

A conferência "Roadshow Portugal Global" foi organizada pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo), com especial atenção dada ao mercado alemão e às oportunidades para as empresas portuguesas.

 

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