Europa: Crianças aprendem línguas cada vez mais cedo

A maioria das crianças inicia a aprendizagem de línguas estrangeiras entre os seis e os nove anos.
20 de Setembro de 2012 às 13:38

O relatório “Key data on teaching languages at school in Europe 2012”, que abrangeu os países da União Europeia 27(UE 27) e mais a Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Turquia, confirma que o inglês é a língua mais ensinada em todos os países seguida do francês, espanhol, alemão e russo.

De acordo com Androulla Vassiliou, comissária da Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, “a aprendizagem de línguas facilita a comunicação entre os povos e os países, fomentando igualmente a mobilidade transfronteiriça e a integração dos migrantes.”

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Entre 2009 e 2010, a média dos estudantes do ensino secundário inferior que estavam a aprender duas ou mais línguas estrangeiras foi de 68% - um aumento de 14,1% face a 2004/2005.

Já a média dos alunos que não se encontravam a aprender nenhuma língua estrangeira no ensino privado diminuíram de 32,5% para 21,8%, segundo o relatório.

Nos países abrangidos pelo inquérito, mais de 90% dos alunos, do ensino secundário e primáro revelam que a principal língua estrangeira é o inglês.

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Quanto aos professores que leccionam a disciplina de língua estrangeira, a questão mantém-se: deveriam ser forçados a ter contacto com a língua no seu país de origem?

O objectivo da Comissão Europeia é ter uma Europa onde todos os cidadãos aprendam pelos menos duas línguas estrangeiras, para além da língua materna.

O projecto “Língua Materna +2” , é estabelecido pelos chefes de Estado e do governo da UEE em Março de 2012.

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Comparativamente ao tempo que existe para leccionar a disciplina é bastante inferior ao tempo concedido a outras disciplinas.

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