Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

João Nuno Ferreira é o novo presidente da FCCN

O novo presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional é agora João Nuno Ferreira, após a demissão de Pedro Veiga, divulgou hoje a entidade em comunicado.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 11 de Janeiro de 2013 às 18:42

“O Conselho Geral [da FCCN], órgão máximo desta instituição, elegeu hoje, por unanimidade, o novo Conselho Executivo da FCCN, composto por João Nuno Ferreira (Presidente), Salomé Branco (Vogal) e Luisa Lopes Gueifão (Vogal), todos eles actuais colaboradores da FCCN, avançou a mesma fonte. Os novos elementos tomam posse imediatamente.

 

João Nuno Urbano Ferreira trabalha na FCCN desde Outubro de 1993, onde tem desempenhado as funções de Director Técnico.

 

No mesmo comunicado é referido que a reunião dos membros do conselho geral da FCCN contou com a presença de Miguel Seabra, presidente da FCT, de António Cunha, Reitor da Universidade doMinhoe de Carlos Pina, em Representação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

 

Este Conselho Geral da FCCN aprovou também por unanimidade a exoneração do anterior Conselho Executivo da FCCN, apresentada no dia 8.

 

A FCCN gere, desde o início da década de 90, a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS (Rede Ciência, tecnologia e Sociedade). Esta rede liga à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado e Instituições de I&D.

 

A infraestrutura da FCCN é baseada em fibra óptica própria que começou a ser instalada em 2004 e já liga cerca de 80% das Universidades e Politécnicos nacionais. A RCTS está integrada na rede europeia GÉANT desde 2002.

 

A 8 de Janeiro, os cinco membros do Conselho Executivo da FCCN apresentaram a demissão junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).


Pedro Veiga, em declarações à “Exame Informática”, explicou:“Não acreditamos que a integração da FCCN na FCT vá funcionar. E já tínhamos informado o ministro da Educação e da Ciência sobre a nossa posição”.

 

Ver comentários
Saber mais FCCN Internet demissão Pedro Veiga João Nuno Ferreira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio