pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Professores avançam com iniciativa legislativa de cidadãos para contagem do tempo de serviço

Um grupo de professores juntou-se para apresentar ao parlamento uma iniciativa legislativa destinada à contagem imediata de todo o tempo de serviço dos professores, que reuniu, até ao momento, 4.000 das 20.000 assinaturas necessárias.

Escolas aulas alunos professores educação
Escolas aulas alunos professores educação
24 de Abril de 2018 às 21:18

A iniciativa foi lançada no dia 17 de Abril, no âmbito das reivindicações relacionadas com o descongelamento das carreiras da administração pública, disse hoje à agência Lusa Luís Braga, professor e um dos promotores, frisando tratar-se de uma acção apartidária.

Qualquer cidadão pode assinar. O registo é feito directamente na página electrónica do parlamento.

Os professores reclamam a contagem de nove anos e quatro meses de serviço e rejeitam que o processo se faça faseadamente ao longo dos próximos anos, conforme foi proposto nas negociações entre o Governo e os sindicatos do sector.

"Está a crescer a um ritmo de uma assinatura a cada minuto ou dois minutos. Vai ser num instantinho", afirmou Luís Braga, queixando-se das interrupções de serviço verificadas na plataforma da Assembleia da República.

"Os nove anos e quatro meses têm de ser contados depressa porque já foram trabalhados. Quando existem propostas para se contarem até 2023, isso significa que vamos perder mais cinco anos", sublinhou.

A iniciativa legislativa de cidadãos está prevista na lei e permite a grupos de cidadãos eleitores apresentarem projectos de lei e participarem no procedimento legislativo que desencadearem.

"Somos os primeiros a usar esta plataforma, desde que a lei foi alterada" no que diz respeito ao número de assinaturas necessário, acrescentou o professor.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio