Ano termina com mais 183 mil empregos. Taxa de desemprego nos 5,6%
A taxa de desemprego terá baixado em dezembro para 5,6%, com o número de desempregados a baixar e o número de empregados a aumentar, de acordo com as estimativas ainda provisórias do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Estes dados, que são ajustados de sazonalidade – descontando por isso o habitual agravamento no inverno – apontam para 5,32 milhões de pessoas empregadas, um número que sobe 3,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Face ao mês anterior, a evolução foi de quase estabilização (+0,3%), indicam ainda os mesmos dados.
PUB
Tanto a população empregada (5,316 milhões de pessoas) como a taxa de emprego (65,9%) atingiram o valor mais alto da série, segundo destaca o INE.
Também a taxa de desemprego recuou para 5,6%, uma décima abaixo do mês de novembro e 0,8 pontos percentuais abaixo de dezembro de 2024. É igualmente a mais baixa em mais de vinte anos, uma vez que é preciso recuar a fevereiro de 2002 para encontrar um valor idêntico.
PUB
O número de desempregados também recuou tanto face ao mês anterior (1,1%) como em relação a dezembro de 2024 (10,2%). Há agora 314 mil pessoas oficialmente desempregadas e disponíveis para trabalhar.
Ao contrário dos dados trimestrais (que são os oficiais) as estimativas mensais publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) descontam os efeitos sazonais, o que significa que compensam o agravamento do desemprego que ocorre geralmente nos meses do inverno.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda