Faltas nos controlos quinzenais justificam 22% das anulações de desempregados

A falta às convocatórias dos centros de emprego é o principal motivo para anular a presença na lista dos desempregados. Segue-se a medida que o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda querem eliminar em Outubro, o controlo quinzenal.
Negócios 14 de Julho de 2016 às 09:38

As faltas aos controlos quinzenais justificam mais de 22% das anulações dos desempregados das listas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no primeiro semestre deste ano.

PUB

O número é avançado pela edição desta quinta-feira, 14 de Julho, do jornal Público. De Janeiro a Junho, os centros de emprego anularam a inscrição a 1.866 desempregados, perdendo estes o direito ao subsídio de desemprego.

A falta às convocatórias do IEFP é responsável pela maioria das anulações. Segue-se o incumprimento do dever de apresentação quinzenal.

PUB

A publicação recorda que o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista querem eliminar esta obrigação – introduzida em 2006 - da lei a partir de Outubro, substituindo-a por um "acompanhamento personalizado" e "por acções de controlo não periódicas".

Pub
Pub
Pub