Gaspar: Desemprego só se resolve com recuperação europeia

Ministro diz que políticas activas de emprego precisam de ser melhoradas, mas solução está fora de Portugal.
Gaspar: Desemprego só se resolve com recuperação europeia
Rui Peres Jorge 29 de Maio de 2013 às 11:39

O ministro das Finanças considera que apenas com a recuperação europeia, e com ela a recuperação da economia portuguesa, poderá haver uma redução significativa e sustentada do desemprego em Portugal. As políticas activas de emprego, como o programa “Impulso Jovem” podem ajudar e precisam de melhorar, mas não serão uma solução para o “nível inaceitavelmente alto” do desemprego em Portugal.

PUB

 

Segundo o ministro, “cabe à Europa garantir que os Governos nacionais tem condições para assegurar os bens sociais que o cidadãos exigem, e entre eles cabe o da promoção do emprego”, afirmou perante os deputados da Comissão Parlamentar que acompanha a execução do programa de ajustamento onde, juntamente com Carlos Moedas, está a explicar a sétima avaliação da troika.

PUB

 

Programas nacionais como o “impulso jovem e o aperfeiçoamento das políticas activas de emprego são importantes” e devem “ser tornadas mais simples e mais eficazes”, mas não resolverão o elevado nível de desemprego. Essa “solução está na transição para uma situação de crescimento sustentado e criação de empregos” e para isso “é necessária a recuperação cíclica da Europa”.

Saber mais sobre...
Saber mais Vítor Gaspar ministro das Finanças Desemprego
Pub
Pub
Pub