Desemprego na Alemanha volta a recuar
Num mês, o número de desempregados reduziu-se em cinco mil, abaixo dos seis mil esperados pelos analistas sondados pela Bloomberg. A taxa mantém-se nos 5,7%.
A taxa de desemprego na maior economia europeia prolongou a tendência de queda em Julho, com menos cinco mil pessoas sem emprego, levando o número total para 2,53 milhões e mantendo a taxa de desemprego em 5,7%, no valor mais baixo desde a reunificação das Alemanhas.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Agência Federal do Trabalho, tendo a saída de pessoas da situação de desemprego ficado abaixo do esperado por analistas sondados pela Bloomberg, que esperavam que seis mil pessoas tivessem deixado de estar desempregadas.
"O mercado de trabalho continua a desenvolver-se favoravelmente. O crescimento forte do emprego continua e a procura da empresa por novos empregados continua a ser elevada," disse o presidente da agência, Detlef Scheele.
Elementos que surgem a menos de um mês das eleições na Alemanha, em que a actual chanceler Angela Merkel é recandidata a um novo mandato.
Inquérito à força de trabalho já denotava descida
Horas antes, o instituto estatístico Destatis tinha divulgado também elementos sobre o mercado de trabalho, neste caso no âmbito do inquérito à força de trabalho.
Neste caso, o valor divulgado esta quinta-feira, 31 de Agosto, mostra uma taxa de pessoas sem emprego de 3,7%, uma queda de 0,1 pontos percentuais em relação aos 3,8% registados um mês antes. O dado fica abaixo do que tinha sido verificado há um ano em Julho, de 4,2%.
Num ano, de acordo com o mesmo gabinete estatístico, o número de pessoas empregadas aumentou em 688 mil (ou 1,6%), para os 44,2 milhões segundo os dados do Destatis, confirmando uma subida sempre superior a 1,5% em todos os meses de 2017 em relação aos períodos homólogos de 2016.
Já o número de desempregados cifrou-se em 1,5 milhões, menos 263 mil pessoas que há um ano.
(Notícia actualizada às 9:56 com dados da Agência Federal do Trabalho entretanto divulgados)
Mais lidas