Taxa de desemprego nos EUA recua para mínimo de 10 anos
Os números do mercado de trabalho nos Estados ficaram acima do esperado, compensando a fraca evolução registada em Março.
A economia norte-americana criou 211 mil postos de trabalho no mês de Abril, superando as estimativas dos economistas, que apontavam para 190 mil empregos, bem como o registado em Março (79 mil).
Estes números levaram a taxa de desemprego a recuar duas décimas, para 4,4%, o que corresponde ao nível mais baixo desde Maio de 2007.
A taxa de desemprego está já abaixo dos 4,5% que a Reserva Federal estimava para o final do ano, pelo que a evolução do mercado de trabalho sugere que o banco central tem espaço para continuar a subir a taxa de juro na maior economia do mundo.
Nos três primeiros meses do ano o número médio mensal de postos de trabalho criados foi de 176 mil, ligeiramente abaixo dos 187 mil de 2016.
De acordo com o Departamento do Trabalho, os salários aumentaram 2,5% face a Abril do ano passado, o que representa um rimo mais lento desde Agosto do ano passado.
O relatório divulgado hoje também indica que a economia norte-americana terá recuperado no arranque do segundo trimestre, depois de um arranque de ano a abrandar. O PIB avançou 0,7% no primeiro trimestre, o ritmo de crescimento mais baixo em mais de três anos, abaixo dos 1% esperados pelos analistas e longe dos 2,1% dos últimos três meses de 2016
Mais lidas