Alemanha elogia reformas em Itália e Renzi responde a Draghi
“O Governo alemão está consciente do ambicioso projecto de reformas de Renzi”, revelou o porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, que vai encontrar-se na próxima segunda-feira com o recentemente indigitado primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.
PUB
Esta quinta-feira o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, tinha alertado para a necessidade de Roma ter em atenção o excessivo défice, sugerindo o cumprimento dos compromissos estabelecidos, uma vez que o défice orçamental em relação ao PIB foi de 3% em 2013 quando estava acordada uma taxa de apenas 2,6%.
PUB
Há algumas semanas, também o comissário para a área financeira da Comissão Europeia, Olli Rehn, chamou a atenção para os “desequilíbrios excessivos” de Itália.
PUB
Matteo Renzi acabou por responder, ainda esta quinta-feira, a Mario Draghi. Mesmo garantindo que “o Governo italiano respeita todos os compromissos com a Europa”, Renzi ressalvou que “a Europa não é apenas um compromisso económico”.
PUB
“É o compromisso de manter forte a tradição que vai ao encontro do sonho dos Estados Unidos da Europa de [Altiero] Spinelli, que viu gerações inteiras combater pelos valores partilhados enquanto fundamento de um desenho comum”, sublinhou o primeiro-ministro italiano.
PUB
Renzi insistiu na importância dos cidadãos, que devem ter primazia sobre a economia: “O primeiro compromisso que nós queremos respeitar é que a Europa seja a Europa dos cidadãos, dos povos e da esperança. E não uma Europa dos vínculos”, concluiu.
PUB
O chefe do Executivo italiano vai iniciar este sábado um périplo junto dos principais aliados europeus. Este sábado encontra-se com o presidente francês François Hollande e na segunda-feira reune-se com Angela Merkel.
Mais lidas
O Negócios recomenda