Avião de Von der Leyen com GPS desativado por alegada interferência russa
O jato que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na tarde de domingo, com destino a Plovdiv foi forçado a aterrar com recurso a mapas de papel, depois de ter ficado sem os serviços de navegação de GPS, suspeitando-se de alegada interferência russa, noticia, esta segunda-feira, o Financial Times (FT).
Segundo o jornal, o avião ficou privado das ajudas eletrónica à navegação na abordagem à pista do aeroporto daquela cidade búlgara, um incidente que estava a ser tratado como uma operação de interferência russa, de acordo com fontes oficiais.
PUB
"Todo o GPS da zona do aeroporto ficou sem sinal", afirmou uma das fontes.
Depois de sobrevoar o aeroporto durante uma hora, o piloto decidiu aterrar manualmente usando mapas analógicos. "Foi uma interferência inegável", referiu.
A ocorrência do incidente foi confirmada ao FT pela Autoridade de Controlo de Tráfego Aéreo da Bulgária. "Desde fevereiro de 2022 tem-se registado um aumento notável de ocorrências de interferência e, recentemente, de 'spoofing' [de GPS]", afirmou. "Estas interferências interrompem a receção precisa dos sinais, levando a diversos desafios operacionais para as aeronaves e sistemas terrestres", explicou a mesma entidade.
PUB
Von der Leyen voava de Varsóvia, na Polónia, para Plovdiv para se encontrar com o primeiro-ministro búlgaro, Rosen Zhelyazkov, e visitar uma fábrica de munições, tendo deixado a cidade no mesmo avião sem qualquer incidente após a visita à Bulgária, um dos mais importantes fornecedores de equipamento militar à Ucrânia.
A líder da Comissão Europeia estava num périplo pelos estados da linha da frente da União Europeia para discutir os esforços para melhorar a prontidão da defesa do bloco em resposta à guerra da Rússia contra a Ucrânia.
"[O presidente russo, Vladimir] Putin não mudou nem vai mudar", declarou von der Leyen, aos jornalistas, à chegada, no domingo, à Bulgária. "Ele é um predador. Só pode ser travado através de uma forte dissuasão".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Equipamento militar Defesa Jogo eletrónico Serviço militar Bulgária Comissão Europeia Ucrânia Plovdiv Ursula von der Leyen Faculdade Táhirih União Europeia Rússia Rosen ZhelyazkovMais lidas
O Negócios recomenda