Centeno diz em Berlim que Portugal "é um dos mais importantes 'case study' na Europa"
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, apontou hoje Portugal como "um case study", depois de um encontro em Berlim com o seu homólogo alemão, o qual insistiu que "a solidariedade e a estabilidade" devem estar "de mãos dadas" na zona euro.
PUB
O ministro português das Finanças lembrou que se conseguiu "tirar a zona euro da crise" graças à "forte redução de riscos" e apontou Portugal como "exemplo de sucesso".
PUB
"Temos muitos exemplos de sucesso. Portugal é um dos mais importantes 'case study' na Europa nestes dias", afirmou.
PUB
O ministro alemão das Finanças, Peter Altmaier, considerou que "antes de sequer se começar a falar sobre partilhar riscos", se deve "assegurar que os riscos são reduzidos" e indicou que "nunca foi operacional que o sistema europeu de seguro de depósitos estivesse pronto no meio deste ano" até porque, sublinhou, "antes é preciso um acordo sobre a redução do risco".
PUB
PUB
Press conference with the german finance minister Peter Altmaier @peteraltmaier in Berlin pic.twitter.com/LSEDY396JV
"A Alemanha quer uma zona euro estável numa União Europeia forte. Por isso, temos de nos agarrar aos nossos princípios que são a solidariedade e a estabilidade, que têm de estar de mãos dadas, a responsabilidade e o controlo têm de ser mantidas juntas. É por isso que temos de completar a União Bancária e também temos de falar sobre como reduzir riscos", afirmou o ministro alemão.
PUB
Mário Centeno disse que "é preciso fazer mais" e que "há pacotes em discussão na Comissão Europeia, no Conselho e no Eurogrupo para reforçar o nível de redução de risco nos países" do euro, mas sublinhou preferir a palavra "gestão".
PUB
"Pessoalmente, prefiro a palavra "gestão" de risco porque se baseia numa visão mais sistémica de todo este processo. Estamos numa união monetária, isto implica responsabilidades e também partilhar o nosso futuro comum e temos de ser muito activos nisso. Por isso, precisamos de gerir activamente os riscos que existem nas nossas economias e essa é a agenda para os próximos meses", continuou.
PUB
Esta tarde, Mário Centeno vai participar numa conferência com o homólogo alemão no ministério das Finanças, na qual devem falar sobre os desafios fiscais mais urgentes que enfrentam os europeus, sobre o papel de um eventual Fundo Monetário Europeu e um orçamento próprio para a zona euro e sobre a política fiscal europeia, de acordo com a página do ministério alemão das Finanças.
Peter Altmaier é o primeiro ministro das Finanças da zona euro que Centeno visita desde que entrou oficialmente em funções como presidente do Eurogrupo, a 13 de janeiro, mas no dia da "passagem de testemunho", a 12 de janeiro, em Paris, encontrou-se com o homólogo francês, Bruno Le Maire.
PUB
Na véspera dessa "passagem de testemunho", Centeno tinha sido recebido pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, e depois deslocou-se ao palácio de Matignon para uma reunião com o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe.
PUB
No dia 22 de Janeiro decorre a primeira reunião do Eurogrupo sob a presidência de Mário Centeno, em Bruxelas.
Saber mais sobre...
Saber mais presidente do Eurogrupo Mário Centeno Peter Altmaier Alemanha ministro alemão das Finanças Fundo Monetário EuropeuAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda