EUA e UE deverão chegar a acordo sobre tarifas comerciais em Novembro

Os Estados Unidos e a União Europeia deverão chegar a um acordo para remover barreiras técnicas ao comércio em Novembro, segundo os responsáveis dos dois blocos, que se reuniram em Bruxelas.
Jornal de Negócios
pub
Lusa 10 de setembro de 2018 às 18:28

Os americanos, citados pela agência noticiosa AP, salientaram que os trabalhos estão bem encaminhados: "Esperamos resultados em breve na área técnica das barreiras ao comércio", adiantou Robert Lighthizer, porta-voz dos EUA para o departamento do comércio, depois de conversações com a comissária europeia Cecília Malmstrom.

O presidente americano, Donald Trump e o líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acordaram em Julho dar início a negociações com o objectivo de atingir "tarifas zero" e "subsídios zero" no que diz respeito a bens que não pertencem ao sector automóvel, num esforço de evitar uma guerra comercial em grande escala.

A comissária europeia deu conta de elevadas expectativas num acordo "limitado de comércio, focado apenas em tarifas em bens".

Malmstorm e Lighthizer irão encontrar-se novamente este mês e depois em Novembro, para "chegar a resultados em várias áreas", explicaram.

Antes da reunião, os americanos estavam optimistas. "Diria que a relação entre os Estados Unidos e a UE está a reforçar-se. Vejo que há boa vontade", declarou Larry Kudlow, conselheiro económico da Casa Branca, ao canal televisivo CNBC, apontando que são possíveis várias transacções.

pub

"A situação evolui de forma sólida [...] o que me deixa optimista", acrescentou.

pub