Putin recetivo a cessar-fogo com Ucrânia. Quer discutir acordo com Trump
O Presidente da Rússia disse que o país está preparado para chegar a um acordo sobre a proposta de cessar-fogo apresentada pelos EUA e aceite pela Ucrânia se levar a uma paz duradoura.
PUB
Em declarações aos jornalistas juntamente com o homólogo bielorrusso, Vladimir Putin disse que os detalhes do acordo terão de ser definidos, incluindo com o Presidente dos EUA, Donald Trump.
PUB
"A ideia em si é correta e certamente apoiamo-la, mas há questões que temos de discutir", disse Putin. "Precisamos de falar com os nossos colegas americanos e parceiros sobre isto, talvez telefonar para o Presidente Trump e discuti-lo com ele, mas apoiamos a ideia de terminar este conflito por meios pacíficos", acrescentou.
PUB
Contudo, Putin questiona quem vai monitorizar o acordo de cessar-fogo na fronteira com a Ucrânia e exige que os soldados ucranianos da região de Kursk deponham as armas.
As declarações surgem poucas horas depois de o Financial Times ter avançado que a Rússia não deveria aceitar o acordo de cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA com a Ucrânia, pressionando os dois países para obter um acordo de longo prazo.
PUB
Esta quinta-feira, Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, aterrou em Moscovo para se encontrar com altos responsáveis russos e discutir o acordo.
Mais lidas
O Negócios recomenda