pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Comissão Europeia propõe empréstimo de 60 mil milhões para apoio militar à Ucrânia

Outros 30 mil milhões serão destinados a apoio orçamental do país.

Comissão Europeia propõe empréstimo de 60 mil milhões para apoio militar à Ucrânia
Comissão Europeia propõe empréstimo de 60 mil milhões para apoio militar à Ucrânia Olivier Hoslet / Lusa - EPA
12:00

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira que 60 mil milhões de euros do empréstimo de 90 mil milhões de euros para a Ucrânia sejam destinados a assistência militar e os outros 30 mil milhões a apoio orçamental, financiados através de dívida comum.

Este pacote de apoio foi apresentado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa conferência de imprensa em Bruxelas, e surge depois de, numa cimeira em dezembro, o Conselho Europeu ter aprovado um empréstimo de 90 mil milhões de euros à Ucrânia.

De acordo com a proposta apresentada pela Comissão Europeia, o empréstimo que será feito à Ucrânia em 2026 e 2027 será dividido em duas partes: 60 mil milhões serão dedicados a assistência militar e os restantes 30 mil milhões para apoio orçamental.

Este montante vai ser financiado através de dívida comum, mas a União Europeia (UE) "preserva o direito de usar os bens russos congelados na UE para reembolsar o empréstimo, em total conformidade com o direito da UE e o direito internacional", lê-se no comunicado sobre este pacote hoje divulgado.

A proposta da Comissão terá agora de ser discutida pelo Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia (UE), sendo o objetivo do executivo comunitário, de acordo com o comunicado, garantir que a Ucrânia tem acesso a estes fundos já a partir de abril.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio