Inflação na Zona Euro em máximos de cinco meses. Portugal tem a 2.ª mais baixa
A inflação da Zona Euro fixou-se em 1,7% em abril deste ano, acelerando face aos 1,4% registados em março e atingindo um máximo de cinco meses. Os dados foram confirmados esta sexta-feira, 17 de maio, pelo Eurostat, após a estimativa rápida revelada no início do mês.
PUB
A inflação subjacente - que exclui os produtos energéticos e produtos alimentares não transformados uma vez que estes são historicamente mais voláteis - também acelerou de 0,8% para 1,3%. Este é a maior variação anual da inflação subjacente desde outubro do ano passado.
PUB
O maior contributo para a inflação do conjunto da área do euro foi dado pelos serviços (0,86 pontos percentuais), seguidos da energia (0,51 p.p.).
No caso de Portugal, a inflação também acelerou. O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) - o indicador que o Eurostat usa para comparar os países europeus - registou uma variação homóloga de 0,9% em abril, acima dos 0,8% de março.
PUB
Ainda assim, a inflação em Portugal foi a segunda mais baixa, a par da Dinamarca, só superada pela da Croácia (0,8%). Os preços subiram mais em países como a Roménia (4,4%) e a Hungria (3,9%).
Euro area annual #inflation up to 1.7% in April (March 1.4%) https://t.co/Q1Idk0JYD0 pic.twitter.com/BTkEIFM8R4
PUB
No conjunto da União Europeia, a inflação foi de 1,9% em abril, acima dos 1,6% registados em março.
Mais lidas
O Negócios recomenda