May prepara 20 mil milhões para sair da UE
A primeira-ministra britânica, Theresa May, planeia apresentar esta semana uma proposta para colmatar o buraco orçamental da União Europeia num cenário pós-Brexit, que é de pelo menos 20 mil milhões de euros, avança o Financial Times.
PUB
Com esta proposta, que foi comunicada à chanceler alemã Angela Merkel, será feita a primeira tentativa, por parte de Londres, de tentar atender às exigências europeias no âmbito da assinatura do divórcio do Reino Unido com a UE, sublinha o jornal britânico.
PUB
Segundo a mesma fonte, o principal conselheiro de May para a União Europeia, Olly Robbins, contactou os seus contrapartes de vários Estados-membros garantindo que o discurso da primeira-ministra britânica em Florença incluirá esta oferta financeira.
PUB
O governo do Reino Unido tinha já anunciado na semana passada que Theresa May fará um discurso sobre o Brexit no próximo dia 22 de Setembro naquela cidade italiana.
Vários responsáveis britânicos indicaram que o Reino Unido irá certificar-se de que a sua saída não obrigará qualquer Estado-membro da UE a ter de contribuir com mais dinheiro para o orçamento europeu ou a receber menos fundos comunitários até 2020.
PUB
O tema do valor a pagar pelo divórcio entre os britânicos e o restante bloco europeu tem dado pano para mangas.
PUB
A 15 de Dezembro do ano passado começou por ser avançada a quantia de cerca de 60 mil milhões de euros como contrapartida pelo Brexit, exigência essa que foi refutada pelo Partido Conservador.
PUB
Depois, a 3 de Maio deste ano, a fasquia subiu e já se falava em 100 mil milhões como o valor da "factura de saída" – montante esse que voltou a ser referido no passado dia 20 de Julho. Entretanto, já este mês, foi posto em cima da mesa um novo número, mais "simpático" do que os anteriores: 50 mil milhões de euros.
(notícia actualizada à 01:33)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Theresa May Reino Unido União Europeia chanceler alemã UE Angela Merkel Londres políticaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda