UE "aberta a negociações" mas adverte EUA que responderá a guerra comercial
A presidente da Comissão Europeia criticou o plano dos Estados Unidos de aplicar tarifas a produtos provenientes da União Europeia (UE) e disse que o bloco comunitário está aberto a negociações.
PUB
"Não gostamos das tarifas, achamos que são impostos e são prejudiciais para as empresas e os consumidores", disse Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa, na Cidade do Cabo, onde decorre a cimeira UE-África do Sul.
A presidente do executivo comunitário acrescentou que a UE "está aberta a negociações", mas advertiu a administração do republicano Donald Trump que o bloco político-económico europeu "vai defender os seus interesses".
PUB
"Estamos prontos para fazê-lo", completou.
Em causa está, por exemplo, o anúncio da Casa Branca de colocar tarifas de 200% sobre o vinho e a outras bebidas alcoólicas provenientes da União Europeia.
PUB
A UE anunciou na quarta-feira tarifas sobre uma série de produtos dos EUA, incluindo bourbon (whisky norte-americano), motociclos e barcos, em retaliação pelas sobretaxas de 25% sobre o aço e o alumínio, que entraram em vigor no mesmo dia.
Mais lidas
O Negócios recomenda