pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

À descoberta das alforrecas, medusas e outros animais gelatinosos da costa portuguesa

Em janeiro de 2016, um avistamento de uma caravela-portuguesa (Physalia physalis) deu origem ao projeto de ciência cidadã GelAvista. Os dados recolhidos desde então permitiram identificar novas espécies para Portugal e deram origem a vários estudos. Um deles, sobre a ecologia da caravela-portuguesa é publicado no número de Fevereiro da revista Estuarine, Coastal and Shelf Science, coincidindo com o décimo aniversário do projeto.
17:00

O dia está cinzento e ameaça chuva, deixando deserta a praia de Algés. Antonina dos Santos, investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), percorre o areal de uma ponta à outra, de olhos no chão, durante o que é uma saída habitual durante a hora de almoço. Além dos habituais detritos trazidos pelas pequenas ondas, pouco mais há a assinalar, mas é frequente encontrar por aqui medusas-do-Tejo (Catostylus tagi) e outros organismos gelatinosos. Talvez tenha mais sorte no dia seguinte. Se isso acontecer, os dados sobre o avistamento irão juntar-se aos restantes na app do GelAvista, o projeto de ciência cidadã que criou há dez anos.

Ver comentários
Saber mais alforrecas medusas caravelas-portuguesas Antonina dos Santos Instituto Português do Mar e da Atmosfera IPMA GelAvista
Publicidade
C•Studio