Apoio ao "Brexit" perde terreno nas sondagens
Uma série de recentes sondagens apontam para uma vantagem dos apoiantes da permanência do Reino Unido na União Europeia, três semanas antes de o país votar sobre o chamado 'Brexit' num referendo.
O campo apoiante da permanência lidera as intenções de voto por 53% contra 47%, de acordo com a média dos resultados de seis sondagens recentes, publicada pelo grupo "What UK Thinks" na quarta-feira.
Mesmo uma maioria de eleitores conservadores e mais velhos, que há dois meses manifestava vontade de votar por uma saída da União Europeia, está agora a favor da permanência, de acordo com uma sondagem do instituto ORB, publicada no jornal Daily Telegraph na terça-feira.
"A campanha pela permanência continua a fortalecer a sua posição entre os eleitores, após mais uma semana de campanha eficaz, enquanto a campanha pela saída enfraquece, tendo falhado na resposta a preocupações sobre as consequências financeiras e económicas de um Brexit", escreveu no jornal Lynton Crosby, estratega político, responsável pela vitória de David Cameron nas eleições de 2015.
"No que toca a que lado vai criar uma economia mais forte para o Reino Unido, a campanha pela permanência lidera por 21 pontos com 54%, mais quatro pontos desde a semana passada", acrescentou.
O Tesouro britânico, o Banco de Inglaterra, o Fundo Monetário Internacional e o Presidente dos Estados Unidos têm alertado para as consequências negativas de um 'Brexit'.
Mais lidas