pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bélgica desbloqueia tratado entre a UE e o Canadá

Os responsáveis políticos belgas chegaram hoje a acordo para desbloquear o acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá, conhecido como Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA, na sigla em inglês).

Charles Michel Bélgica
Charles Michel Bélgica Reuters
Negócios 27 de Outubro de 2016 às 12:54

O acordo - que deveria ser assinado hoje - tem o apoio dos restantes 27 países da União Europeia, mas estava até agora bloqueado pela Valónia, uma região francófona belga com 3,6 milhões de habitantes. A má reputação dos tratados comerciais e o crescimento de partidos mais à esquerda terá levado os socialistas valões a travarem o processo. Sem a sua aprovação, a Bélgica não podia dar o seu aval a este tratado transatlântico, que demorou sete anos a negociar.

A atitude mereceu comparações com as aventuras de Astérix contra os romanos. Uma analogia que os valões rejeitam. "Não somos o Astérix. Não temos a poção mágica, mas temos a força das nossas convicções", afirmou o presidente do Parlamento da Valónia André Antoine. 

Esta manhã, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciou aos jornalistas que os responsáveis políticos belgas chegaram a acordo para desbloquear o tratado. Das negociações saiu um texto comum, que procura acalmar as preocupações relacionadas com a importação de produtos agrícolas e os mecanismos de arbitragem entre empresas e Estados.

"Todos os parlamentos podem agora aprovar [o acordo] até amanhã à meia-noite. Um passo importante para a UE e o Canadá", escreveu Charles Michel no Twitter.

Belgian agreement on #CETA . All parliaments are now able to approve by tomorrow at midnight. Important step for EU and Canada

Ver comentários
Publicidade
C•Studio