União Europeia Reino Unido substitui comissário europeu

Reino Unido substitui comissário europeu

O novo comissário, Julian King, passou pela embaixada do Reino Unido em Lisboa e chefiava até agora a de Paris. Substitui Jonathan Hill, que se demitiu do cargo depois do referendo do Brexit.
Reino Unido substitui comissário europeu
DR
Negócios 08 de julho de 2016 às 12:21

O Governo de David Cameron anunciou esta sexta-feira, 8 de Julho, a nomeação do até aqui embaixador do Reino Unido em França, Julian King, para o cargo de comissário europeu deixado vago por Jonathan Hill na sequência do referendo que decidiu a saída daquele país da União Europeia.

 

A notícia é avançada pela Reuters, que cita uma porta-voz do número 10 de Downing Street. Jonathan Hill, comissário com a pasta da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e da União dos Mercados de Capitais, tinha anunciado a saída dois dias depois do referendo, mostrando-se "desiludido" com o resultado da consulta popular.

 

Aquando da sua saída, as competências sob alçada de Hill passaram para as mãos de Valdis Dombrovskis, o comissário com a pasta do Euro e do Diálogo Social. Desde logo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, mostrou-se disponível para uma substituição e atribuição de novas pastas ao comissário que viesse a ser indicado por Londres.

Contudo, fontes europeias não identificadas e citadas pela Reuters referem que pode haver resistência em Bruxelas à nomeação de King, como forma de pressão para que o Reino Unido active o artigo 50 do Tratado de Lisboa. Cameron tem defendido que seja o próximo Governo - a designar no Outono - a ligar este "interruptor" que dá início às negociações para a saída da União Europeia, que deverão demorar cerca de dois anos.

 

"Sir Julian King é um diplomata experiente, tem particular domínio dos assuntos europeus e o primeiro-ministro pensa que será um forte contributo para a Comissão", afirmou a porta-voz de Cameron.  

O proposto novo comissário deverá ser entrevistado já esta segunda-feira pelo presidente da Comissão para avaliar as suas qualificações para o cargo.

 

Julian King foi nomeado embaixador em Paris em 1 de Fevereiro passado. Na sua carreira diplomática chefiou a embaixada da Irlanda e passou pelas de Bruxelas, Nova Iorque, Paris, Luxemburgo, Haia, além de Lisboa. Entre 2008 e 2009 esteve na Comissão Europeia, onde trabalhou com o comissário britânico da altura. Jonathan Hill estava no executivo de Juncker desde 2014.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI