pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Rússia vale menos de 1% nas importações europeias de petróleo após quatro anos de guerra

UE importou 4,2 mil milhões em petróleo da Rússia em 2025. São menos 95% face ao registado antes da guerra, o que traduz uma dependência europeia cada vez menor face aos combustíveis russos. Mas há países que continuam a resistir em acabar com essa dependência. Compras de gás, que a UE quer proibir até 2027, são o que mais preocupa.

Guerra provocou crise energética na UE, que obrigou os 27 a encontrarem novos parceiros comerciais.
Guerra provocou crise energética na UE, que obrigou os 27 a encontrarem novos parceiros comerciais. Sebastian Widmann/AP
13:12
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

Quatro anos após o início da invasão russa da Ucrânia – que provocou uma crise energética sem precedentes na União Europeia (UE) –, a Rússia tem atualmente um peso muito reduzido nas importações europeias de petróleo. No ano passado, as importações da Rússia representaram apenas 1% do total importado pelos 27, com novos fornecedores a tomarem o lugar de Moscovo que durante anos foi o maior fornecedor de petróleo da UE.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio