pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

UE angaria 7,4 mil milhões para tratamento à Covid-19 e fica perto da meta

O órgão executivo da UE conseguiu angariar 7,4 mil milhões de euros destinados a financiar uma resposta global para encontrar uma vacina e ou tratamento à doença Covid-19.

Ursula von der Leyen
Ursula von der Leyen Johanna Geron/Reuters
04 de Maio de 2020 às 18:47

A Comissão Europeia praticamente assegurou o montante pretendido para promover investigação científica com vista à descoberta de uma vacina, ou de um tratamento médico eficaz, contra a doença Covid-19.

O órgão executivo da União Europeia anunciou ter angariado 7,4 mil milhões de euros através de doações feitas ao nível global, o que significa que o evento para a angariação de fundos "Coronavirus Global Response", realizado esta segunda-feira, praticamente garantiu a meta fixada numa verba de 7,5 mil milhões de euros. Ou seja, a Comissão ficou a apenas 100 milhões de euros do objetivo inicialmente definido.

Como salienta, em comunicado, a instituição liderada por Ursula von der Leyen, a Comissão entra para esta resposta global com 1,4 mil milhões de euros. Mil milhões de euros em garantias e 400 milhões de euros em garantias a empréstimos concedidos através da revisão das prioridades dos programas Horizonte 2020, RescEU e do Instrumento de Apoio de Emergência.

A instituição comunitária sublinha que este é um "sólido ponto de partida" para "reunir um financiamento significativo" destinado a desenvolver "diagnósticos, tratamentos e vacinas contra o coronavírus". O montante que for recolhido no âmbito da angariação de fundos será depois canalizado para estes objetivos através de organizações internacionais. 

Today, the world showed extraordinary unity for the common good.

We have raised €7.4 billion ($8 billion) from donors worldwide during the Coronavirus #GlobalResponse pledging event.

The pledging marathon will continue. #UnitedAgainstCoronavirus https://t.co/2BJoJeS9pZ

Esta iniciativa surgiu em resposta a um apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) no sentido do reforço da cooperação global de maneira a acelerar o processo de busca de uma vacina e tratamentos para a Covid-19.

Os doadores poderão continuar a contribuir, sendo que podem escolher alocar a sua ajuda à prioridade que considerarem mais premente entre "testar, tratar ou prevenir".

Portugal garante 10 milhões, EUA não participaram

António Costa, primeiro-ministro português, revelou ao início do dia que Portugal iria participar na angariação com 10 milhões de euros. Sabe-se já que os maiores doadores a participar nesta iniciativa foram a França (1,5 mil milhões de euros) e a África do Sul (1,1 mil milhões de euros).

Ao nível das doações privadas, a Fundação Bill e Melinda Gates contribuiu com 100 milhões de euros.

Thank you for supporting the Coronavirus Global Response #UnitedAgainstCoronavirus #StrongerTogether pic.twitter.com/kO7bvYSx5j

Ver comentários
Publicidade
C•Studio