Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia espera explicações de Washington sobre alegada espionagem

A União Europeia (UE) indicou este domingo que questionou as autoridades norte-americanas sobre a alegada espionagem a instituições europeias e disse que espera uma resposta.

Bloomberg
Lusa 30 de Junho de 2013 às 18:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

"Estamos ao corrente das informações que surgiram na imprensa. Contactámos de imediato as autoridades norte-americanas em Washington e em Bruxelas para as confrontar com as informações publicadas", referiu em comunicado a Comissão Europeia.

 

"Disseram-nos que vão verificar a exactidão das informações publicadas ontem e nos dariam uma resposta", acrescentou a Comissão, referindo que nesta fase não faz qualquer outro comentário.

 

A revista alemã Der Spiegel afirma hoje que a UE era uma dos alvos da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), acusada de vigiar comunicações electrónicas à escala global através do programa Prism.

 

A publicação baseia as suas informações em documentos que obteve através de Edward Snowden, um informático que foi consultor da NSA e está actualmente em fuga, depois de ter feito revelações sobre este programa de vigilância.

 

De acordo com a revista, num documento de Setembro de 2010, classificado como "estritamente confidencial", a NSA descreve como espiava a representação diplomática da União Europeia (UE) em Washington, recorrendo a microfones instalados no edifício, mas também a infiltrações na rede informática, que lhe permitia ler correios electrónicos e documentação interna.

 

O presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou-se preocupado e chocado com estas informações e a ministra da Justiça alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, também exigiu explicação dos Estados Unidos sobre estas revelações.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Comissão Europeia espionagem Edward Snowden EUA
Outras Notícias