União Europeia Vestager diz que é preciso manter diálogo com EUA sobre taxas

Vestager diz que é preciso manter diálogo com EUA sobre taxas

A comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, disse hoje que a Europa deve traçar um caminho próprio no que diz respeito às políticas de tarifas sobre o comércio mantendo o diálogo com os Estados Unidos.
Vestager diz que é preciso manter diálogo com EUA sobre taxas
Lusa
Lusa 07 de novembro de 2018 às 13:02

"No que diz respeito a taxas [alfandegárias] nós temos de seguir o nosso caminho. O que importa é que, quando chegarmos às questões relacionadas com tarifas sobre comércio, devemos manter as relações de trabalho e o diálogo que começaram com a reunião bem-sucedida entre o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente Trump no Verão", disse à Lusa Margrethe Vestager, referindo-se ao encontro que decorreu em Washington.

 

No quadro das eleições intercalares norte-americanas de terça-feira em que de acordo com os últimos resultados os republicanos perdem o controlo da Câmara dos Representantes, mas reforçam a maioria no Senado, a comissária europeia sublinha que cabe ao presidente dos Estados Unidos e aos representantes políticos norte-americanos "darem direcção" ao país.

 

Vestager frisa que a União Europeia não interfere na política de taxas dos Estados Unidos, mas refere que é importante a contribuição de todos no quadro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e dá o exemplo de eventuais decisões que podem vir a ser adoptadas em relação às empresas tecnológicas e digitais.

 

"Eu continuo a pensar que, se o processo for demorado, é importante para nós europeus darmos passos no sentido da política de taxas e impostos sobre empresas digitais. Nós estamos perante situações em que há empresas que pagam uma média de 90% de impostos e outas apenas 23%", exemplificou.

 

Margrethe Vestager participou na conferência inaugural da Cátedra Jean-Monnet promovida pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa em que esteve presente o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI