Presidente do Chipre discute "plano B" com partidos

O chumbo do programa de resgate europeu fez soar os alarmes de Nicósia a Berlim. Esta manhã, o Presidente cipriota esteve reunido com os partidos políticos para encontrar novas fontes de financiamento para os 5,8 mil milhões de euros em falta.
Nuno Aguiar 20 de Março de 2013 às 10:21

Segundo o jornal grego "Kathimerini" (também distribuído no Chipre), este novo plano poderá passar pela utilização de cinco mil milhões de euros das reservas detidas por fundos da Segurança Social ou por uma troca voluntária de depósitos bancários por obrigações indexadas às receitas de gás natural da ilha.

PUB

 

Na reunião ficou decidido entre os líderes políticos que os partidos iriam criar equipas técnicas para se reunírem com o Banco Central do Chipre, para discutir este "plano B".

PUB

 

Com o chumbo de ontem pelo Parlamento do imposto sobre os depósitos - condição essencial para um resgate europeu -, as soluções começam a esgotar-se, principalmente perante o impasse das negociações com Moscovo para um possível empréstimo bilateral.

PUB

 

Também hoje, a Igreja Ortodoxa do Chipre disse estar disposta a hipotecar os seus bens para comprar Obrigações do Tesouro cipriotas e ajudar a ilha a sair da crise. "Toda a riqueza da Igreja está à disposição do país para que possamos levantar-nos sozinhos e não com ajuda de estrangeiros", afirmou o arcebispo Chrysostomos II.

PUB

 

A Igreja Ortodoxa tem uma influência muito grande no Chipre, detendo várias propriedades, uma posição importante no Banco Helénico e até uma cervejeira.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Chipre crise zona euro Igreja Ortodoxa plano B
Pub
Pub
Pub