Putin: "Onde estava a Europa enquanto a Grécia prevaricava?"
"O sr. (primeiro-ministro) Tsipras não nos abordou no sentido de pedir ajuda financeira" nas reuniões que tivemos recentemente, declarou Vladimir Putin numa conferência de imprensa na cidade russa de Ufa, citado pela Reuters.
PUB
No entanto, Putin acrescentou que, apesar de a Grécia não lhe ter pedido auxílio, a Rússia dispõe dos recursos necessários para ajudar os seus parceiros, adiantam o The Telegraph e a Bloomberg.
PUB
Putin disse esperar que a crise se resolva "num futuro próximo" e deixou também críticas à UE, perguntando-lhe onde estava enquanto os problemas se acumulavam: "Claro que os gregos podem ser responsabilizados por tudo, mas onde estava a Comissão Europeia enquanto a Grécia prevaricava? Porque não procedeu a correcções na agenda económica dos anteriores Governos helénicos?", questionou.
Recorde-se que os bancos gregos estão encerrados desde 29 de Junho, no âmbito de um controlo de capitais, estando os levantamentos dos particulares limitados a 60 euros por dia. No dia 30 de Junho, a Grécia não pagou os 1,552 mil milhões de euros que teria de reembolsar ao Fundo Monetário Internacional a título das quatro parcelas acumuladas dos empréstimos que venciam naquele mês.
PUB
O presidente russo apontou a mira também aos Estados Unidos, advertindo para os perigos que o endividamento norte-americano coloca à economia global. "Trata-se de um sério problema, não apenas para os EUA, mas também para toda a economia mundial", sublinhou, destacando que em terras do Tio Sam a dívida pública excede o PIB.
Saber mais sobre...
Saber mais Vladimir Putin Grécia Rússia Comissão Europeia Estados Unidos política UEMais lidas
O Negócios recomenda