Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia grega supera expectativas e cresce 0,8% em 2014

A recuperação económica grega foi sustentada no consumo das famílias que cresceu 1,3% e nas exportações que subiram 9% face a 2013.

André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 13 de Março de 2015 às 10:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 16
  • ...

A Grécia cresceu 0,8% no ano passado. O crescimento da economia grega superou assim as expectativas dos credores internacionais que previam um aumento do produto interno bruto (PIB) em 0,6%. Este crescimento também superou a expectativa mais optimista do anterior Governo de Antonis Samaras que tinha previsto uma subida de 0,7%.

 

Os dados oficiais foram divulgados esta sexta-feira, 13 de Março, pelo órgão estatístico helénico (ELSTAT).

 

O PIB ascendeu assim a 186,5 mil milhões de euros ao longo do ano passado, mais 1,4 mil milhões face a período homólogo. A recuperação económica grega foi sustentada no consumo das famílias que cresceu 1,3% e as exportações que subiram 9% face a 2013. Ao mesmo tempo, a despesa pública caiu 0,9%, enquanto as importações aumentaram 7,4%.

  

O crescimento da economia grega está assim em sintonia com o registado por outros países resgatados. Portugal cresceu 0,9% em 2014, enquanto a Irlanda cresceu 4,8% face a 2013. Como um todo, a Zona Euro cresceu 0,9% no ano passado. 

 

Para este ano, as expectativas para a Grécia são optimistas, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a prever um crescimento de 2,9%. É de destacar, no entanto, que esta estimativa foi feita em Outubro, antes da realização de eleições legislativas antecipadas no país em Janeiro.

 

Com a chegada do Syriza ao poder, a Grécia teve de sentar-se à mesa com os parceiros europeus para negociar a extensão dos empréstimos.

 

O ano começou de forma pouco auspiciosa para os cofres públicos gregos. As receitas do Estado grego caíram 20% em Janeiro face à meta estabelecida no orçamento para este ano, com as receitas fiscais a ficarem mil milhões de euros abaixo do previsto num total de 3,3 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais grécia atenas antonis samaras alexis tsipras
Outras Notícias