Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juncker acusa Tsipras de mentir aos deputados

A Comissão Europeia está a perder a paciência com o governo grego. Em declarações à margem da cimeira do G7, Jean-Claude Juncker acusou Alexis Tsipras de mentir ao parlamento grego sobre a mensagem que lhe foi transmitida pelos credores na última ronda negocial.

Negócios 07 de Junho de 2015 às 21:20
  • Partilhar artigo
  • 40
  • ...

O presidente da Comissão Europeia mostrou-se desapontado com o primeiro-ministro grego, depois de este ter afirmado aos deputados em Atenas que o último plano apresentado pelas instituições de Bruxelas era um texto final, que era pegar ou largar.

 

"Ele sabe perfeitamente que não é esse o caso", disse Jean-Claude Juncker este domingo, rejeitando o carácter definitivo do plano. "Não tenho um problema pessoal como Alexis Tsipras, pelo contrário. Somos amigos. Mas para se manter uma amizade é preciso cumprir um conjunto mínimo de regras", afirmou, citado pela Reuters.

 

Mostrou ainda exasperação pelo facto de o governo grego não ter ainda apresentado uma contraproposta, prometida para quinta-feira.

O braço-de-ferro mantém-se. Também no domingo o ministro grego das Finanças afirmou que "o documento apresentado ao primeiro-ministro está no limite do insulto". "Precisamos de reformas, de reestruturação da dívida e de investimento (...) se não temos os três em conjunto não vamos assinar".

O tema "Grécia" fez parte da agenda da cimeira do G7, com os líderes a apelarem a uma resolução rápida do impasse, preocupados com as suas repercursões na economia.

Ver comentários
Saber mais Juncker Grécia Tsipras
Outras Notícias