pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PSOE garante que será responsável mas votará contra investidura de Rajoy

O PSOE garante que vai agir com responsabilidade, deixando que seja o PP "a tentar formar governo", mas alertou que votará contra a investidura de Mariano Rajoy.

Pedro Sanchez PSOE espanha eleições
Pedro Sanchez PSOE espanha eleições Reuters
21 de Dezembro de 2015 às 12:48

O "número dois" dos socialistas, o secretário de Organização e Acção Política do PSOE, César Luena, afirmou que o partido "vai ser prudente e responsável em todos os momentos", mas continuando a ser a principal "alternativa ao PP".

"É ao PP que compete tentar formar governo e o PSOE, como sempre, vai ser responsável", disse Luena, que se escusou a discutir possíveis combinações de partidos para acordos de governação.

Em primeiro lugar a responsabilidade cabe ao PP. "Depois logo veremos", ressalvou. "O que temos bastante claro é que votaremos contra a investidura de Rajoy", sublinhou, no entanto, o dirigente do PSOE.

O PP, de Mariano Rajoy, venceu domingo, com 123 deputados, as eleições em Espanha, que ditaram o fim do bipartidarismo, mas sem a maioria para formar governo, o que obrigará a negociações.

Dois dos vitoriosos da noite eleitoral são os partidos emergentes, o Podemos, de Pablo Iglesias, à esquerda, com 69 deputados, e o Ciudadanos, de Alberto Rivera, com 40 deputados.

O outro partido histórico da democracia espanhola, o PSOE, de Pedro Sanchez, foi o segundo mais votado, mas com 90 deputados.

Com estes resultados, Mariano Rajoy precisararia do apoio ou abstenção do Ciudadanos e a abstenção do PSOE para evitar que todas as outras forças políticas bloqueassem a sua investidura como presidente.

Já o presidente de Castilla-La Mancha, o socialista Emiliano García-Page, afirmou que o PSOE não pode tentar "governar a qualquer preço".

"Não vamos procurar acordos complexos nem amálgamas de qualquer tipo; o que vamos tentar é que Rajoy tente formar Governo", disse García-Page à entrada para uma reunião de direcção do PSOE, hoje em Madrid.

À entrada para a mesma reunião, o secretário de Política Federal do PSOE, Antonio Pradas, considerou muito difícil que o partido chegue a um acordo com o Podemos, uma vez que a formação de Pablo Iglesias está a favor de um referendo sobre a independência na Catalunha que colocaria em risco a unidade do país.

Do lado do PP, o vice-presidente Pablo Casado afirmou hoje que os "populares" "sabem chegar a acordos" e considerou que um acordo multipartidário à esquerda - "a quatro ou cinco partidos" - seria "mau para Espanha".

Outro dos vice-presidentes do PP, Javier Maroto, apelou "aos outros partidos com sentido de responsabilidade", entre eles o PSOE, para que facilitem a formação de um governo "popular".

O PP, disse, é a única alternativa frente "a uma amálgama de pactos que favoreceria o Podemos", uma formação que deseja "pôr tudo de pernas para o ar".

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.